segunda-feira, 21 de junho de 2010

O tempo voa

Sérgio Pavarini


“Quem sabe o que é bom para o homem, nos poucos dias de sua vida vazia, em que ele passa como uma sombra?”

Eclesiastes 6.12 – NVI

O poeta romano Virgílio usou pela primeira vez nas Geórgicas a expressão tempus fugit, que significa “o tempo foge”. A Bíblia também contém várias metáforas que tentam descrever e enfatizar a brevidade de nossa existência. Mesmo assim, muitas vezes o timão do nosso barco não está nas mãos divinas e os ventos das circunstâncias nos deixam ao sabor das ondas bravias.

Imagine o total de horas que você vai passar neste planeta. Se você calcular o tempo dedicado a várias atividades, descobrirá que talvez gastará um tempo maior no trabalho do que com a própria família. É um dado que não pode ser desprezado, afinal não teremos nova chance de começar tudo outra vez e vivermos de forma mais consciente.

Se você já trabalhou em outra empresa, consegue avaliar qual foi a sua herança do tempo que esteve lá? Freqüentemente, não conseguimos sequer manter a amizade com pessoas que passaram o dia todo ao nosso lado durante muito tempo. Se os relacionamentos são superficiais, as habilidades profissionais que obtivemos por vezes são ainda menos palpáveis. Às vezes só nos damos conta disso quando estamos desempregados.

Quem trabalha em uma livraria vive em meio a um manancial de conhecimento em diversas áreas. Mesmo assim, há quem morra de fome dentro do supermercado. Os livros estão ao alcance das mãos, mas a alma nunca é alimentada. Como apregoava uma antiga campanha que preparei, “quem lê sabe mais”. E não só isso: conquista melhores empregos, obtém notas melhores no vestibular, se expressa com mais facilidade e sempre terá chances maiores de destaque em quaisquer áreas.

Há grandes redes de livrarias que não apenas estimulam, mas estabelecem metas de leitura para seus funcionários. Quem não conhece o que comercializa e não sabe fazer indicações corretas para os consumidores, é dispensado. Do ponto de vista profissional, esse tipo de demissão é menos nocivo do que permitir que alguém passe anos em uma empresa sem aprimorar suas habilidades.

O futuro que você não ousou sonhar pode estar ao alcance de suas mãos nas estantes ou nas gôndolas do lugar em que trabalha. “Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca”, disse o escritor argentino Jorge Luis Borges. Esqueça as desculpas e comece hoje mesmo a buscar inspiração para compor as próximas páginas de sua história. “Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Creia nisso.
 
Fonte: PAVABLOG

Nenhum comentário: