Em homenagem à entrada da primavera.
Coleção de textos cristãos e artigos diversos contextualizando as verdades bíblicas para as realidades da nossa sociedade,visando oferecer respostas ou criar questionamentos
terça-feira, 22 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
CAIO FABIO: ovelha em pele de lobo
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2009
CAIO FÁBIO: ovelha em pele de lobo
De todas essas figuras controvertidas, uma delas exerce sobre mim uma enorme influência, e apesar da polêmica e do escândalo envolvido com o seu nome, não tenho vergonha de dizer: Sou um admirador do trabalho realizado pelo pastor Caio Fábio D’Araujo. Polêmico, existencialista, agitador, Caio reúne suficientes predicados para deixar os golpistas eclesiásticos de cabelo em pé!
Muito criticado, silenciado e perseguido por vários pastores, Caio Fábio viveu dias horríveis. Após o escândalo moral envolvendo a sua pessoa, o adultério seguido do divórcio, bem como as suas confissões em sua auto-biografia, o reverendo amazonense se desvelou ao público, abriu seu coração como nenhum outro, tirou a máscara e teve a ousadia de revelar ao mundo a sua verdadeira face. Sua hipocrisia, sua conduta dúbia, tudo isso foi delatado por ele mesmo, resultando no ostracismo ao qual ele foi submetido por alguns anos.
Não quero com isso justificar a atitude do Caio. Adultério é pecado, causa um tremendo estrago, deixa cicatrizes profundas e em alguns casos a ferida nunca fecha completamente, e o Caio sabe disso. Contudo, que direito temos nós de punir um homem por algo que ficou lá no passado, e que certamente Deus mesmo já perdoou? Será que Caio, em plena vigência da Graça, foi privado por Deus do perdão enquanto Davi, na dispensação da Lei, foi perdoado pelo Criador? Pecado é pecado, mas não sejamos cínicos: Assim como há pecado, também há perdão.
Acontece que, como todas as coisas – a longo e a médio prazo – cooperam para o bem dos que amam a Deus, assim também o pecado de Caio foi o ponto de partida para um renascimento. Das trevas do ostracismo religioso, do desamparo e do pecado, nasce um Caio ainda mais destemido, mais apaixonado e agora, ainda mais disposto a militar contra esse “evangelhocumba”, o neopentecostalismo sincrético e podre que contamina a alma dos crentes. A razão disso? Impossível dizer ao certo. Talvez as denúncias dele sejam resultantes do seu destemor, uma vez que sua vida pregressa é um livro aberto (literalmente!), e tudo quanto alguém poderia usar contra ele já foi dito por ele mesmo. Talvez tal ousadia seja apenas o cumprimento da palavra: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”.
Recentemente, um caso noticiado pelo site do referido pastor me deixou indignado. Fora o caso do seminarista que, imbuído de ódio contra ele, estuprou a ex-namorada. O resultado, além dos traumas que tal crime ocasionará, foi uma gravidez indesejada. Digo indesejada pelo modo como aconteceu, e não por uma predisposição da mãe ao aborto. A jovem, estudante universitária e administradora de um irrisório salário de 650 reais, esta decidida: Vai criar o filho no temor do Senhor. O bandido estuprador ameaçou a ex-namorada, caso a mesma pretendesse denunciá-lo; a reprimenda do bandido foi endossada pelo pastor da sua denominação. Na minha opinião, dois safados da pior espécie. Meu primeiro impulso: Encher a cara dos dois de porrada. Mas, infelizmente (ou não), nem tudo se resolve assim. A justiça, ao menos em teoria, ainda serve para legislar sobre estes temas.
O caso tem sido tratado com muito carinho e atenção pelo Caio. Ferido na alma muitas vezes, ele adquiriu o dom da empatia. Somos atribulados para consolar,escreveu Paulo à igreja Coríntia...
A jovem violentada, embora seja uma personagem real, é também um tipo, uma figura análoga, um arquétipo. Ela representa o anseio de uma juventude que cansou de ser evangélica, de ostentar títulos e placas denominacionais, de viver debaixo do jugo do legalismo disfarçado de santidade, do espiritismo disfarçado de pentecostalismo, da soberba disfarçada de autoridade espiritual. Gente ferida, machucada por dentro e (as vezes) por fora, e que encontra nele uma espécie de pai e profeta.
Enquanto Silas Malafaia busca manipular e dividir a opinião evangélica, alternando-se entre a venda de indulgências e a defesa da moral cristã, disfarçando-se de homem piedoso e militante pró-familia, Caio está curando as feridas de uma ovelha machucada. Enquanto Silas, Morris e Macedo devoram as o rebanho, o pastor ferido vai em busca da ovelha fraca, deixando no aprisco as noventa e nove.
Com uma aparência estranha, barba e cabelo comprido, o pastor mais parece um João Batista contemporâneo, a apontar o dedo contra a corrupção religiosa vigente. Toda pinta de lobo, alguém dirá. Concordo plenamente; no atual meio evangélico, onde a estética sobrepassa a ética e a aparência transcende à essência, Caio pode ser facilmente categorizado como lobo. Mas, se olharmos para os frutos, se aprendermos a olhar mais para o interior que para o exterior, se valorizarmos o espírito mais que a matéria, concluiremos que Caio ainda é uma ovelha. Uma ovelha em pele de lobo...
Continuarei orando pelo ministério de Caio Fábio. E espero, sinceramente, que muitas Estações do Caminho sejam inauguradas em todo Brasil. Orarei também para que se levantem mais homens comprometidos com a verdade, verdadeiros pastores – treinados pela vida – para oferecer apoio, esperança e consolo àqueles que, feridos em nome de Deus, não possuem mais nenhuma razão humana para continuar acreditando. Aliás, é justamente quando as razões humanas terminam, que nasce a verdadeira fé.
***
Postado por Leonardo Gonçalves, com amor e temor, no Púlpito Cristão.
Estupro em nome de Deus????
Transcrevo abaixo um texto que todos deveriam ler. Um fato chocante, que nos enoja, que não pode ser abafado para proteger os "ungidos" envolvidos. Sugiro a leitura na ordem dos links descritos para entender toda a história. Li todas as cartas e as respostas com a minha família e em alguns momentos tive que parar, a voz não saía, num misto de revolta pelo crime hediondo em nome da religião e pela manifestação do verdadeiro evangelho através da carta do Pr Caio. Clique nos links na ordem abaixo e depois leia a carta integral, no final desta postagem.
Para ler as cartas abra www.caiofabio.com , clique em cartas e selecione os textos abaixo
---- Original Message -----
From: SOBRE O ESCÂNDALO DO PERDÃO – carta da moça que foi estuprada e perdoou...
Sent: Monday, September 21, 2009 6:01 PM
Subject: OS CRENTES ESTÃO TROCANDO A VERDADE PELA MENTIRA
Caro pai,
Graça e PAZ!
Entrei hoje na internet para lhe manter informado das novidades.
Como de costume, fui ler seu site e vi o que o senhor escreveu em "OS CRENTES ESTÃO TROCANDO A VERDADE PELA MENTIRA".
Fiquei muito triste ao saber que pessoas pensam que o senhor inventou o que aconteceu comigo.
Não fiquei admirada com as pessoas duvidarem dos fatos, mas delas lhe acusarem de ter inventado tudo.
Na verdade, o pouco tempo que passei em uma denominação, notei que os crentes não são tão crentes assim.
Eles sempre precisam de um sinal para crer.
Uns procuram profecias, outros procuram manifestações do que eles julgam ser do Espírito Santo, outros procuram bênçãos materiais; ou seja, a maioria quer um sinal.
Quando eu fui para a denominação... eu tinha perdido meu pai e minha mãe em um acidente, quando eles iam para Paraíba, terra natal de ambos, ver se conseguiam uma forma de voltar para lá.., pois aqui onde eu resido estávamos passando necessidades.
Ao chegar na denominação, fui acolhida com carinho e atenção. Então eu pensei: Aqui estarei segura; encontrei um povo que teme e serve a Deus.
Mas na verdade eu estava enganada, e o que passei nesses últimos tempos, e que me levaram a lhe escrever a primeira vez, prova isso.
Enquanto alguns se perguntam como eu perdoei o meu ex namorado e como eu optei em ter meu bebê quando a lei me permitiria um aborto; eu respondo: os sinais que os crentes denominacionais precisam para se sentir no "caminho certo", eu achei com tudo isso que passei.
Achei o amor fraternal que Paulo tanto fala
Então eu lembrei de uma pregação de seu site que diz que para entender a Palavra basta olhar para Jesus que é a Palavra encarnada.
Tentei olhar para Ele e o que vi foi: Ele perdoou, devo também perdoar. Ele é vida, não posso matar a benção que Ele me deu; pois Ele veio não para tirar vidas, mas para dar a Dele por muitos!
Não, não sou e creio que nunca serei perfeita. Claro que ainda choro com minhas más lembranças, ainda tenho pesadelos, ainda me pergunto por que eu!?!
Mas quando isso me vem, eu vou orar e sempre lembro que em Hebreus diz que Jesus é poderoso para socorrer os que são tentados; e assim eu clamo Seu socorro!
Ou então eu vou ler a Palavra e sempre me deparo com um texto que me conforta a alma e me dá forçar para continuar no caminho do perdão, do amor e dá fé.
Sinto muito, pai, que o senhor esteja sendo acusado de algo que não fez.
Obrigada por seu carinho
Que Jesus continue sendo com seu espírito.
Beijos carinhosos de sua filha que te ama muito
__________________________________
Resposta:
Minha querida filha no Evangelho do amor de Deus: Graça e Paz!
Não se preocupe... Sou um casca grossa acostumado..., treinado na Escola de Ezequiel..., amigo de Isaías, que foi cerrado ao meio...; primo de Jeremias, que foi lançado num poço para morrer...; amigo de Davi, que pecou e não ficou no pecado sem que a vida virasse um salmo 51 tranquilo de perdão...; sou colega de João Batista na minha certeza de estar fazendo algo antes que Ele venha...; sou também muito amigo de Paulo na experiência de traições, abandonos e fugas de “amigos”...; sou admirador de Pedro também na idéia de que ele disse que não era nem mesmo digno de morrera como meu o Senhor, por isto pedindo para ser crucificado de cabeça para baixo...; e isto sem falar que entre Paulo e eu existe uma santa disputa para saber quem dos pecadores é o maior... Rsrsrs!
Portanto, nem se aflija... Escrevo muita coisa não porque perca o sono [e eu não perco nunca, não por coisas de fariseus], mas apenas para ajudar a fazer as pessoas entenderem o estado sutil de mornidão infernal no qual estão se deixando colocar, tão sossegadamente quanto um sapo que fica na panela de água fervente desde que já estivesse lá desde antes de começar a cozinhar...
Escrevi não porque tenha ficado incomodado, mas para ensinar, para admoestar, para profetizar contra tal estado de morte da esperança e da confiança, para denunciar como os “crentes” quase sempre preferem um bom engano à verdade; e mais: como são abertos para a mentira e judiciosos quanto à verdade...
Mais ainda: quis mostrar como o normal de Jesus, que é tudo o que você e sua sogra/mãe fizeram, é o Evangelho; o que não deveria gerar admiração, mas alegria grata por haverem discípulos de Jesus que ainda não se extinguiram no Lago de Fogo da Religião.
Entretanto, não se preocupe como seu paizinho fraterno... Estou mais calejado do que joelho de camelo no Saara...
Para as maluquices dos homens eu ando quase que totalmente insensível...
Para as dores dos irmãos continuo com os nervos em solidariedade...
Hoje escrevi à sua sogra/mãe. Fale com ela. Ela dirá a você do que se trata. Vejam se o que ofereci será de ajuda.
Aí perto de vocês há um grupo do Caminho da Graça, mas é um perto longe... Portanto, assim que a poeira baixar, verei se poderemos enviar alguns manos aí para ver se será possível criar um grupo local do Caminho, tendo a boa semente de fé e amor que você e sua sogra/mãe nos têm apresentado...
Afinal, vocês vão precisar de comunhão em amor fraterno...
Mais uma coisa...
A maioria das pessoas [maioria esmagadora...] alegraram-se e continuam alegrando-se em vocês e com vocês... Sim, com tudo o que tem sido feito e assumido...
São uns outros os que falam... e são poucos...; e que nem aqui no site andam, mas que buscam tudo o que eu escrevo, não para aproveitarem, mas para ver como não aproveitar; e que também andam tão mal de alma que a todo bem eles tratam com suspeição, ainda que, sendo “politicamente corretos”, eles tratem “educadamente” da tal hipótese como uma suave insinuação...; embora, creia, para mim nenhum deles tenha coragem de escrever... Não, para mim não teriam tal coragem...
Portanto, alegre seu coração!...
Você está segura no Senhor, não nos homens; embora essas pessoinhas aqui... também se ofereçam a Deus como cobertores de amor sobre a sua vida, e, agora, também em relação à sua corajosa sogra/mãe.
Fique firme. Milhares estão orando por você!
Nele, que além dos filhos que me deu não cessa de me dar mais filhos, alguns angelicais como você,
Caio
21 de setembro de 2009
Lago Norte
Brasília
DF
Padre Fábio de Melo fala sobre Ecumenismo e cita Ana Paula Valadão (Diante do Trono) - Parte 1
Por favor, quebre seus preconceitos e ouça atentamente os 03 vídeos seguidos. São lições de vida, para católicos ou evangélicos. Muito me abençoou e certamente te abençoará também. Abra o seu coração com pureza e aprenda muito.