domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma parábola pós-moderna

OS INTERVALOS E SUBSTITUIÇÕES DA VIDA

Inspirado na pregação do Pr Gustavo Faleiro no dia 06/12/2009


Hoje foi um dia especial para o Rio de Janeiro. O Flamengo foi Campeão Brasileiro e o Fluminense e o Botafogo escapam da segunda divisão; o futebol estava em todas as bocas e corações.
Foi muito oportuna, então, a mensagem do Pr Gustavo, na Igreja Metodista de Botafogo, à noite, transformando tudo isso em parábola atual.
Ao construir um elo entre a estratégia de Jesus, com o que a cidade estava vivenciando, ele conseguiu trazer para a comunidade reunida ali um vislumbre, muito interessante, sobre o sentido real do que seria uma parábola.
Ao utilizar-se das rotinas de uma partida de futebol, em comparação com as rotinas da vida, percebemos, em pelos menos duas situações, como Deus pode atuar em nossas vidas.
Todas os jogos tem um intervalo entre um tempo e outro. Temos intervalos na vida, que quando bem aproveitados, podem mudar completamente o curso da nossa história e as realidades que estamos vivenciando. Pode ser momento de reflexão, de novos ritmos, novas metas etc.
Também podemos ver nas partidas que os técnicos, em alguns jogos, tem a chance de substituir jogadores, que em geral, podem imprimir um novo ritmo ao jogo, podendo até mudar um placar adverso. Deus efetua substituições em nossas vidas, podemos trocar um modo de vida por outro que pode alterar as nossas retinas; a maldição pode ser substituída pela benção do Senhor.
O mais interessante nesta estratégia de Jesus, de utilizar as coisas do dia a dia, da caminhada com os discípulos, era a associação do seu discurso, com coisas visíveis que foram abordadas por ele. Neste modelo de ensino, os objetos comparados passariam a ser lembrados de outra maneira, um lírio, por exemplo, balançando ao vento lembraria para sempre as palavras do Mestre, nunca mais seria visto da mesma forma, teria uma beleza ampliada pela memória da convivência.
Nesta parábola pós-moderna, o intervalo do jogo, assim como as substituições realizadas, não serão mais vistas da mesma maneira que antes, transformaram-se em lírios memoriais, apontando para o poder de Deus para gerar intervalos que transformam situações adversas, efetuando substituições eficazes para mudar o placar da vida, transformando perdas em ganhos.

Obrigado Pr Gustavo

Parabéns Flamengo.

LUCIANO OLIVEIRA

2 comentários:

Unknown disse...

Mas o que a gente deseja é que todas as mudanças nos levem a crescer e a ganhar, isso é verdade; se não, fica só saudade, frustração e sofrimento.

Anônimo disse...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.